Pryscilink
Arquivos

 

 

 

16.11.08

 
Na manhã de ontem, tivemos uma grande perda: Seto, mestre do desenho, foi vítima de um AVC.
Chuji Seto Takeguma nasceu em 1944 em Guaiçara, São Paulo. Quando criança, morou quase uma década no Japão, de onde voltou doutrinado pela seita Zen e por Osamu Tezuka, "pai do mangá". Seto desenhou para si uma vida de sucesso. Recebeu várias homenagens, como o título de Cidadão Honorário de Curitiba e um documentário sobre sua produção em quadrinhos intitulado "O Samurai de Curitiba". Dentre os inúmeros prêmios ganhos por Seto estão o Troféu Ângelo Agostini como "Mestre do Quadrinho Brasileiro" em 1990; o HQMix, como "Grande Mestre do Quadrinho Brasileiro" em 1995, além de ser considerado o "Pioneiro e Mestre do Mangá no Brasil" pela Associação Brasileira dos Desenhistas de Mangá e Ilustradores (1996). Em 2007, Seto foi o grande homenageado do HQMix, maior premiação dos quadrinhos do país. Um de seus personagens, o Samurai, foi transformado no troféu da premiação.
Foi no final de 2007, a última vez que encontrei o Seto. Fomos com outros cartunistas (Paixão, Solda, Marco Jacobsen) num barzinho para gravar uma entrevista sobre nossas personagens femininas das histórias em quadrinhos. Eu falei da Amely e o Seto falou sobre sua Maria Erótica, publicada em plena ditadura. Bebemos, demos risada e desenhamos, bem como fazemos em todos os nossos encontros. Guardo deste último dia em que o vi, uma caricatura que ele rápida e precisamente fez de mim. "Você tem olhos de mangá", disse o precursor do estilo no país enquanto me desenhava.
Michele Ramos lembrou uma máxima Samurai que diz "o homem que alcançou o domínio de uma arte revela-o em cada um de seus atos." Seto dominou a arte do traço, do bom humor, da amizade. Como bom Samurai, soube expressá-los em toda obra e na inesquecível e produtiva existência que teve entre nós.
Postado por Pryscila Vieira. pryvieira@yahoo.com.br

Comments:
Belo blog... Adorei seu trabalho!
Tenho um blog de humor, tirinhas desenhadas ao estilo CYANIDE & HAPPINESS, mas com piadas diferentes. Dá uma olhada, vê o que acha!
Gostei muito do seu trabalho, gostaria de colocar um banner/link no meu blog para divulgar o seu, tudo bem?
Vou fazer um banner a partir de um desenho seu! Gosto de divulgar quadrinhos de boa qualidade, independente se as pessoas retribuem com links ou não.
Bom, se vc gostar das minhas tiras, linke-me, ia ser ótimo também! Qualquer coisa me dá um toque!

http://tirasdoeuricefalo.blogspot.com/
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?