Pryscilink
Arquivos

 

 

 

17.12.05

 

Lan House


Lanfranco Aldo Riccardo Vaselli Cortellini Rossi Rossini é o maior nome (em todos os sentidos) do humor gráfico da América Latina e certamente do planeta. Para os íntimos, e isto significa uma legião de fãs, ele é conhecido como Lan, nosso papa do humor gráfico. Em 2005 Lan completou oitenta anos de humor e de opiniões inabaláveis. O italiano mais brasileiro de todos os tempos desembarcou na América do Sul aos seis anos de idade. Trabalhou na imprensa argentina entre 1947 e 1952, em pleno peronismo. Como não existe charge a favor, Lan não trabalhou assuntos políticos neste período de ditadura.

Quanto você quer pagar?
Em seguida veio para o Brasil. Trabalhou no jornal Última Hora, onde retratou Lacerda como um corvo numa memorável charge. Lan conta que fez este desenho rapidamente pois tinha um encontro com uma bela mulata e estava atrasado. Ficou receoso com a qualidade do trabalho, já que o tinha executado tão rapidamente. Mas mesmo assim, o corvo fez tanto sucesso que rendeu uma série, o que prova que estar atrasado para um encontro com uma bela mulata é altamente inspirador. Bem, Carlos Lacerda ficou possesso por conta desta caricatura. Passado algum tempo, candidatou-se ao governo da Guanabara e solicitou que Lan criasse um símbolo para sua campanha (políticos acreditam que todos têm um imenso guarda-roupas com inúmeras casacas). Lacerda pensou que se Lan era capaz de destruir a imagem de alguém, também seria capaz de construir... Lan respondeu com uma atitude nobre, que hoje falta a muitos profissionais de diversas áreas: `sinto muito, mas dinheiro nenhum paga minha ética.`



LanChe!

No início dos anos 50, Che Guevara buscou divulgação de sua aventura no jornal argentino Mundo Desportivo. Lan, que na época trabalhava neste jornal, publicou uma matéria sobre a viagem do jovem Che. Este fato é relatado no filme Diários de Motocicleta, sem que seja mencionado o autor da nota.

DitaDura!!

Em 1964 Lan publicou no Jornal do Brasil uma charge que lhe rendeu dois anos em Roma e um em Paris. Um general com quatro estrelas no uniforme, mirava-se num espelho. Só que a imagem refletida era de quatro bananas. Genial! Infelizmente o senso de humor foi substituído pela censura de humor naquela época.


Comments:
meu, como vc e alta?...qual sua altura?
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?